Cinquentenário da morte de Le Corbusier

Em 2015 se Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), mais conhecido como Le Corbusier, estivesse vivo completaria 127 anos de idade. O ano marca portanto ocinquentenário da morte de um dos arquitetos mais geniais da história da arquitetura.

LE CORBU_color

Imagem de Willy Rizzo

“Espaço e luz e ordem. Estas são as coisas que os homens precisam tanto quanto precisam de pão ou um lugar para dormir.”

Um dos pioneiros do movimento moderno na arquitetura, o arquiteto suíço, urbanista, designer, pintor e escritor que trabalhou cerca de 50 anos, tem obras construídas por toda Europa, Índia e Estados Unidos.

Em função dessa data comemorativa uma série de exposições e acontecimentos estão programados para o ano, entre elas uma restrospectiva no Centre Pompidou com cerca de 300 obras reunidas entre mobiliário, projetos arquitetônicos, pinturas e esculturas. A exposição que iniciou em  29 de abril vai até o dia 3 de agosto, no site tem todas as informaões complementares (aqui).


Aproveitando o gancho da história lembrei de quando fui à Paris da visita que fiz à Fundação Le Corbusier ou Maison La Roche:

DSC08683

Considerada a primeira casa modernista construída na França, entre 1923 e 1925 com projeto de Le Corbusier e Pierre Jeanneret (primo de Le Corbu). O projeto foi encomendado pelo banqueiro e colecionador de arte suíço Raoul La Roche.

DSC08701

Fica a dica para quem está em Paris, é uma bela oportunidade de visitar um de seus mais conhecidos projetos, a Villa La Roche, no décimo sexto “arrondissement”, região oeste de Paris. O bairro é muito bonito e gostoso para caminhar e não é dos mais procurados por turistas, fora os arquitetos e estudantes de arquitetura.

A Fundação Le Corbusier é na verdade um pequeno museu e ocupa dois imóveis adjacentes: a Villa Jeanneret e a Villa La Roche. A entrada é bem discreta e fica praticamente escondida por uma passagem estreitinha em uma rua bem arborizada.

Já quem estiver pela América Latina também terá a oportunidade de ver uma obra do arquiteto, pois Le Corbusier também esteve por aqui.

Fachada principal

Casa Crutchet_detalhes

A Casa Curutchet* encomendada ao arquiteto franco-suíço pelo médico Pedro Domingo Curutchet fica em La Plata, Buenos Aires e foi construída em 1955. A residência reúne os cinco pontos da arquitetura formulados pelo arquiteto franco-suíço: planta livre, fachada livre, janela em fita, construção sobre pilotis, teto jardim. Atualmente é sede do Colegio de Arquitectos de la Provincia de Buenos Aires, o CAPBA.

Casa Crutchet_interno

Casa Crutchet_interna

Casa Crutchet

*as fotos são antiguinhas, de 2005 :0

Se alguém tiver interesse, em 2009 foi lançado o filme “El Hombre de al lado” que tem como cenário a Casa Curutchet.

Anúncios
Esse post foi publicado em Europa, França, Paris e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Cinquentenário da morte de Le Corbusier

  1. Patricia Mello disse:

    Estou adorando as postagens. Algumas me fazem relembrar locais por onde passei e outras estou registrando para futuras andanças.
    Parabéns.
    Patricia Mello

  2. Amanda Roth disse:

    Obrigada pelo carinho tia Pati! Que legal que estás acompanhando, tenho tentado colocar em dia algumas ideias que já tinha escrito de posts, aos pouquinhos vou adicionando 🙂

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s