Casa Kubitschek – a casa de campo de JK na Pampulha

Em uma das minhas últimas idas à BH visitei uma casa que tinha me chamado muito a atenção desde a minha primeira ida ao “Circuito arquitetônico da Pampulha”. Na époce, em 2012, a casa estava em restauração. Fui pesquisar na internet e então descobri que aquele era o lugar em que o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek,  costumava passar seus finais de semana.

JK_01

O imóvel onde JK passava os finais de semana foi vendido em 1956  à família de Joubert Guerra, ex-deputado e ex-prefeito de Diamantina, que faleceu em 1977 e era amigo íntimo de JK, seu padrinho de casamento, com quem freqüentou o seminário. Nos últimos 20 anos, a esposa de Joubert Guerra, Juracy Brasiliense Guerra, falecida em outubro de 2004, foi quem morou no local.

DSC07367

DSC07363

DSC07366

Atualmente, após o processo de desapropriação pela prefeitura e tombamento em nível municipal, estadual e federal, a casa retornou “ao público” e faz parte da campanha “Pampulha: Patrimônio da Humanidade”.

O projeto de autoria de Oscar Niemeyer  data de 1943 e segue todo conceito de arquitetura modernista utilizado na região da  Lagoa da Pampulha. A casa é tão surpreendente quanto foi o ex-presidente. O terreno tem 2.800 metros quadrados e a área construída é de 680m2, composta pela casa principal e uma menor aos fundos, que servia de escritório.

DSC07371

DSC07372

Com uma arquitetura bastante moderna para a época, possui dois painéis, sendo um de Alfredo Volpi e outro de Paulo Werneck, além do belíssimo mobiliário de época. A estrutura da edificação, característica aos anos 50 no Brasil, segue o mesmo estilo do Iate Tênis Clube, com cobertura em asa de borboleta.

Os jardins são assinados por Burle Max, logo na entrada da residência, um lago cheio de carpas tem reproduz o formato da Lagoa da Pampulha.

DSC07401

Por se tratar de uma residência de final de semana, a área social da casa é extremamente valorizada pois suas principais atividades eram de cunho social. A casa possui espaços específicos parao lazer, como a sala de jogos, piscina, pomar e pavilhão de lazer (aos fundos, ainda não totalmente recuperado).

DSC07394

DSC07397

A concepção do projeto traduz o objetivo princial do proprietário: receber. Por isso possui um amplo setor social e um bem resguardado setor íntimo. O diálogo desses dois setores não poderia se dar de maneira mais harmoniosa.

DSC07377

IMG_0136

IMG_0135

DSC07385

Todo tour está muito bem montado, o material gráfico é de extremo bom gosto e qualidade, com informações corretas e bastante elucidadivas.

 

DSC07389

Uma visita muito interessante de ser feita, levamos cerca de 2h para percorrer calmamente todos os espaços da casa.

IMG_0138

  • Na orla da Lagoa não é permitido estacionar, uma das opções é deixar o carro em alguma rua transversal.
  • De ônibus é possível ir com o 5106

Para mais informações:

Casa Kubitschek

Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Orla da Lagoa da Pampulha | ter-sab 10h às 17h         www.facebook.com/CasaKubitschek

Anúncios
Esse post foi publicado em Belo Horizonte, Minas Gerais e marcado , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s