Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro

Em setembro tive uma viagem à trabalho até o Rio de Janeiro, bate-volta, fui pela manhã e voltava à noite. Inicialmente minha reunião terminaria no final da tarde e o único voo direto que consegui pelo Santos Dumont saía às 21h, teria uma pequena espera mas ok. O problema é que a reunião terminou às 16h, não consegui adiantar o voo então o jeito era esperar mesmo. Fui até as informações turísticas do aeroporto e perguntei se havia algo a ser visitado próximo, para ir a pé mesmo e foi aí que me informaram do Museu Histórico Nacional. O museu fica à uns 10 min de caminhada leve do Santos Dumont, bem tranquilo mesmo de ir. Chegando lá que bela surpresa!

IMG_3329 IMG_3327

IMG_3324

Criado em 1922, o Museu Histórico Nacional é um dos mais importantes museus no nosso país devido ao seu acervo de mais de 348 mil ítens além da maior coleção de numismática da América Latina.

IMG_3325

Inicialmente o local abrigava o Forte de Santiago (1603) , a localização era estratégica para a defesa da Baia da Guanabara, na chamada ponta do Calabouço. O local tinha  esse nome em função de servir também como prisão destinada aos escravos faltosos. À fortificação inicial veio se juntar a Casa do Trem, destinada à guarda do “trem de artilharia”, conjunto de apetrechos bélicos que eram utilizados na defesa da cidade.

No começo do século XX  o Arsenal foi transferido para a Ponta do Caju, permitindo que o conjunto fosse adaptado para suas novas funções : Pavilhão das Grandes Indústrias da “Exposição Internacional de 1922”. O então presidente Epitácio Pessoa determinou que o Pavilhão abrigasse, em duas de suas salas, o núcleo inicial do Museu Histórico Nacional. Com o término da Exposição restou o museu que gradativamente foi ocupando toda área.

IMG_3323

Pátio com canhões e o Portão de MInerva

Entre os anos de 2003 e 2006 o museu passou por uma grande obra de restauração e recuperação de sua arquitetura original em estilo neocolonial. A sobras proporcionaram uma maior integração entre os espaços destinados ao público bem como a criação de percursos adequados à museográfica.

IMG_3289

Os detalhes em azulejos são maravilhosos

IMG_3294 IMG_3291

O museu também foi o pioneiro na política de preservação do Patrimônio Nacional, abrigando, entre 1934 e 1937, a Inspetoria de Monumentos Nacionais.

IMG_3320

Adorei essa parte da exposição

IMG_3300

Estátua equestre de D.Pedro II

Comecei visitando o acervo permanente do museu já que minha visita poderia ser de pouco mais de 1h pois o museu fecha às 17h30 e entrei lá às 16h15. O acervo permanente abrange a pré-história brasileira até o período Republicano. Encontrei telas à óleo retratando a família Imperial, uma coleção fantástica de mobiliário, de artigos religiosos, esculturas mineiras, entre outras coisas como louças, trajes e claro, a maior coleção de numismática da América Latina.

IMG_3305

IMG_3309

IMG_3315

IMG_3316

Uma parte muito bacana do museu é onde estão expostas coisas da década de 80, tv’s, telefones celulares, computadores e até brinquedos fizeram com que eu voltasse no túnel do tempo e me divertisse muito.

IMG_3318

Outra exposição que me chamou muito a atenção foi a de carruagens e belinas, localizada numa ala separa do museu. Apesar de serem em menor número, os exemplares não deixam nada a desejar em relação ao Museu dos Coches em Lisboa (post aqui).

IMG_3299IMG_3321

Museu Histórico Nacional – MHN/RJ                                                              Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro
Telefone: (21) 2550-9220 ;(21) 2550-9224
e-mail:mhn.comunicacao@museus.gov.br
Horário: De terça à sexta-feira das 10 às 17h30horas. Sábados, domingos e feriados: das 14 às 18h00.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rio de Janeiro e marcado , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s