Estação Cabo Branco–ciência, cultura e artes de Oscar Niemeyer

A Estação Cabo Branco – ciência, cultura e artes, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer fica localizada no bairro Cabo Branco, região de João Pessoa que possui uma ocupação mais recente e está na chamada Zona Especial de Preservação, o Parque do Cabo Branco, que ainda guarda resquícios da Mata Atlântica.

DSC04702

O centro cultural dispõe de mais de 8.500 metros quadrados construídos com o objetivo de difundir atividades científicas, artísticas e culturais da cidade. O complexo é composto por 5 prédios mas o que chama mais atenção mesmo é a espécie de torre/mirante. A edificação fica sobre um espelho d’água e possui dois pavimentos suspensos e apoiados sobre única base.

DSC04705

DSC04684

DSC04693

DSC04709

Na Torre está uma estação científica, um hall de exposições permanentes e temporárias, um restaurante/café e o terraço panorâmico com uma visual de 360 graus, com certeza o melhor ponto para fotos e para admirar as praias urbanas de João Pessoa.

DSC04690

DSC04694

DSC04696

O auditório tem capacidade para 501 pessoas e possui um formato bastante peculiar. Possui acesso independente e está destinado à realização de eventos culturais variados. No hall de entrada do auditório um painel do artista plástico paraibano Flávio Tavares, criado especialmente para o ambiente, chama a atenção. A obra intitulada de “O Reinado do sol” mostra em alegorias a história da fundação da capital e conquista da Paraíba. De acordo com o artista: “Ela sai do histórico para a fantasia. É uma alegoria. Pega do Cabo Branco, que representa o paraíso, onde o sol nasce, até o Varadouro, que é a reunião das etnias”.

DSC04706

DSC04708

DSC04688

DSC04692

DSC04711

Ao ar livre fica anfiteatro que acomoda 300 pessoas sentadas. Na parte posterior do terreno, fica a ala de serviços, uma pequena lojinha de souvenires e ainda um espaço para uma lanchonete que não estava em funcionamento quando fui. Há ainda um bloco destinado à administração e manutenção do complexo, além do estacionamento.

DSC04700

O complexo cultural fica bem próximo do Ponto Extremo Oriental das Américas, na Ponta dos Seixas. Fui a pé do hotel (que ficava em Cabo Branco mesmo) até a Estação e depois segui para lá, foram uns 20 minutos de caminhada pela orla, achei bem tranquilo. Dá para visitar os dois locais na mesma sequencia. Confesso que esperava um pouco mais desse ponto mais oriental das Américas achei tudo meio mal conservado, com acesso bem ruinzinho e a vista também não é lá essas coisas.

DSC04712

DSC04714

Estação Cabo Branco – Ciência, cultura e Artes

Av. João Cyrillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco
Telefones: (83) 3214-8303 /3214-8270
Visitação: Terça à sexta-feira das 9h00 às 21h00.                                                                    Sab – Dom: 10h00 às 21h00

Para chegar lá:

De carro: seguir em direção à praia do Cabo Branco                                                                De ônibus: Ao lado da rodoviária da cidade de João Pessoa, no Terminal de Integração do Varadouro, pode-se pegar o ônibus 507 (na plataforma de cima do Terminal) que segue direto para a Estação.

Anúncios
Esse post foi publicado em João Pessoa, Paraíba e marcado , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s