Para visitar as praias do litoral Sul, a chamada Costa do Conde (nome dado em função das praias de localizarem no município do Conde), contratei os serviços da Luck Receptivo (site aqui)*. O passeio, de dia inteiro, saiu às 7h30 e retornou às 17h30. As praias estão localizadas a cerca de 40km de João Pessoa, há várias empresas que fazem esse tour, além disso também dá para alugar um carro e fazer tranquilamente, vá seguindo as placas pela rodovia PB 008. Uma dica importante é: informe-se antes sobre chuvas nos dias anteriores pois alguns trechos são de chão batido.
Vá preparado para encontrar águas mornas e praias paradisíacas, repletas de dunas e de arrecifes que formam as chamadas piscinas naturais.
Nossa primeira parada foi na Praia de Coqueirinho, considerada uma das dez praias mais bonitas do país. De fato a mistura do mar azul esverdeado com imensas falésias e rodeada por coqueiros (por isso o nome) à beira mar é simplesmente deslumbrante. A praia oferece uma infra-estrutura bacana (guarda-sol, cadeira, bar), o acesso para carros não é dos melhores, mas dá pra encarar. Se posso dar uma dica é: chegue e não saia de dentro da água que é quentinha como se tivessem ligado o aquecedor. Com certeza foi um dos melhores banhos de mar que já tomei na vida. Passamos cerca de 2h lá e seguimos para a próxima parada.
Nossa parada seguinte chama-se Praia Bela, localizada no encontro do rio Mucatu com o mar. Nesse encontro são formadas algumas faixas de areia onde os bares instalam guarda-sois com cobertura de palha. Dependendo da maré eles praticamente somem ficando imersos na água.
Achei o lugar um pouco lotado demais de barzinhos mais ou menos, nenhum tinha uma infraestrutura e uma organização legal. E me chamou demais a atenção que por muitas vezes o lixo que é produzido pelas pessoas que frequentam as mesas semi-submersas acaba indo parar no mar-rio…
De lá, já no caminho de volta, seguimos para a praia de Tambaba que fica entre Coqueirinho e Praia Bela. Tambaba é considerada a primeira praia naturista do Brasil e certamente pode desfrutar da disputa entre as praias mais belas do nosso país. A praia é dividida entre a ala dos pessoal “mais a vontade”e a ala dos “paramentados”(eu!!!). Como não consegui me desprender do meu biquíni e circular pela região Adão & Eva, deixo aqui o link do blog Viajando com pouco da Lidiane Spínola. Ela foi e contou tudo nesse post.
* Esse post não é patrocinado, todas as despesas foram pagas pela arquiteta das rotas 😉
Muito Obrigada pelo post, ótimos apontamentos. É triste ver o lixo, um descaso dos próprios turistas.
Eu que agradeço a visita Bryanne!
Realmente essa questão do lixo precisa ser repensada pelas pessoas, a natureza agradece…
O blog está meio paradinho em função do meu trabalho, mas em breve postarei novos posts!
Bjs!