Arraial d’Ajuda em 7 dias

Esse ano aproveitamos a função da copa (com tudo funcionando num ritmo meio slow) e reservamos para tirar férias na última semana de junho, início de julho. O destino escolhido: nordeste brasileiro, mais precisamente litoral sul da Bahia, Arraial d’Ajuda.

Bahia_mapa

O período de maio até agosto é excelente para viajar para o nordeste já que é considerado baixa temporada e diversos hotéis e pousadas praticam tarifas mais amigáveis. Por outro lado, estamos no “inverno” (embora no nordeste os termômetros não baixem dos 20°C) e consequentemente o período de chuvas. Felizmente nós não podemos nos queixar pois São Pedro foi generosissímo com a gente e nos presenteou com 7 dias de sol e temperaturas gostosas (por volta de 28°C/32°C).

Infelizmente não tem voo de Porto Alegre direto para Porto Seguro, então saímos daqui fizemos escala em Curitiba (em pleno dia do jogo do Brasil X Chile). Como fomos de Azul conseguimos assistir o jogo todo em pleno voo! Foi bem divertido.

Como já havíamos feito a  pré-reserva do carro na Localiza, chegamos e já estava tudo preparado. Do aeroporto de Porto Seguro até onde se pega a balsa (R$17,00) para Arraial d’Ajuda são apenas 4km. Muitos hóteis oferecem o serviço de traslado, não cogitamos utilizar pois já sabíamos que iríamos locar o carro mas pelo custo não achei que vale a pena, por volta de R$130 para andar no máximo 10km! Oi?!?! Uma alternativa bem razoável e tremendamente viável é pegar um táxi do aeroporto até a balsa, fazer a travessia como “pedestre” e já em Arraial pegar outro táxi (da balsa até o centro de Arraial são mais 4km). Com certeza vai sair muito mais barato #ficaadica.

A balsa onde vão os carros sai a cada 30min ou conforme sua capacidade, lotou…sai (conforme observamos in loco). É uma travessia rápida, cerca de 5/8 minutos. Na teoria e nos cartazes é proibido ficar dentro do carro, por segurança óbvio. Mas na prática todo mundo fica, na ida praticamente só nós descemos!  (infelizmente esqueci de tirar foto da balsa, peguei essa da internet :/)

Balsa Arraial

Fonte: panoramio/waferre

Escolhemos passar esses 7 dias no Hotel Maitei, que fica localizado na principal rua de Arraial, a Rua do Mucugê. Vou falar do nosso hotel em específico num post separado. O critério que utilizamos para a escolha do hotel foi a localização e sossego. Chegamos a olhar outras opções como o Paraíso no Morro (que fica ao lado do Maitei) e possui excelente localização e conforto, já a Pousada Beijo do Vento, Pousada Coqueiros e a Pousada Erva Doce são opções que também nos foram muito bem recomendadas. Como estavamos com o carro locado para os 7 dias, nossa idéia era utiliza-lo durante o dia para ir nas praias e à noite irmos para o centrinho a pé, por isso também optamos por um hotel mais central.

DSC07338

DSC07205

Arraial d’Ajuda turísticamente falando é bastante “compacta”, ou seja, a maioria dos restaurantes e lojinhas estão localizadas em duas vias, a Rua do Mucugê ou então na Broadway. Outra atração de Arraial é a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda (de 1551) que fica no chamado centro histórico de Arraial, tombado pelo Iphan. A igrejinha fica em frente a uma praça rodeada por casinhas simples e coloridas. Já as praias são:

Ponta do Apaga Fogo: é a primeira praia, situada às margens do Rio Buranhém (por onde fizemos a travessia de balsa).

Praia de Araçaípe: mar calmo em função dos recifes de corais, areias com bastante conchas.

Praia dos pescadores: a mais frequentada pelos antigos moradores.

Praia do Mucugê: é a praia mais central, fica na descida da rua do Mucugê. É uma das que possui mais infra-estrutura turística, o mar é bem tranquilo e quando a maré está baixa se formam piscinas naturais. O clima é mais praia lotada, axé no volume mais alto. É onde está localizado o Parque Aquático de Arraial, o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Passamos o dia na barraca de praia chamada La Plage, dentre as opções existentes é a melhorzinha…

DSC07255

Praia do Parracho: é a praia com melhor a melhor barraca de praia. O mar é excelente pra banho e prática de stand up padle. O clima é mais lounge e menos axé. Gostamos tanto do clima que fomos dois dias para lá, ficamos na barraca Uiki

DSC07201

DSC07200

DSC07194

Praia da Pitinga: chega-se nela caminhando pela praia, é uma das mais bonitas pois é toda emoldurada pelas falésias mas não possui muita infraestrutura, só tem uma barraca. Não chegamos a ficar nela, só passamos caminhando para conhecer e acabei não levando a câmera :/

Praia de Taipe: a última praia antes de Trancoso, para chegar só através de estrada de chão batido. Foi nossa parada no passeio em que fizemos de quadriciclo. Achei bonita mas nada de tão excepcional como havia lido. Tem apenas uma barraca de praia que não empolgou.

DSC07305

DSC07308

Nos próximos posts vou falar dos passeios que fizemos e dos restaurantes que (a)provamos 😉

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Arraial d"Ajuda, Bahia e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Arraial d’Ajuda em 7 dias

  1. K disse:

    Que delícia de viagem… o nordeste brasileiro é mesmo incrível!
    Bjs

  2. Amanda Roth disse:

    Foi uma viagem mesmo muito gostosa mesmo, eu tb gosto muito do nordeste!
    A única coisa que me chateia um pouco são os preços praticados em comparação com alguns outros destinos internacionais.
    Bjs!!

  3. Oi Amanda,
    Passei aqui para retribuir a visita no blog! Ótimo post! Também gosto de sossego e de viajar na baixa temporada, achei lindas e tranquilas essas praias nessa época. E que dias azuis, tiveram sorte mesmo!
    Abraço,
    Pati

  4. Amanda Roth disse:

    Oi Pati!
    muito obrigada pela visita! Que bom que gostaste do post, tenho ainda mais dois que escrevi mas ainda não consegui incluir as fotos para postar (correria no trabalho…)
    De fato foi uma viagem muito gostosa, boa para recuperar as energias. E o tempo foi uma sorte mesmo pois na semana anterior choveu e na seguinte que fomos tb :S
    Espero teu retorno 😉
    Bjs!

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s