Conhecendo Lisboa em 3 dias

Russia 240

Lisboa é uma cidade excelente para “turistar”, possui uma boa rede de transporte público (bonde, ônibus e metrô), alterna trechos planos com subidas e claro, todas as sinalizações estão em português ora pois!

A intenção do post com um roteiro de 3 dias é de organizar de uma maneira prática, agradável e não exaustiva o essencial a ser visto na cidade. Deixe-se perder entre um passeio e outro, com certeza você será surpreendido com a beleza das edificações lusitanas, as diversas tonalidades possíveis de serem pintadas em azulejos e as infinitas padronagens possíveis das autênticas calçadas em pedra portuguesa.

Para o post não ficar longo demais farei os detalhes específicos sobre as atrações aqui mencionadas em separado com detalhes e dicas peculiares de cada local.

Primeiro dia*

Manhã

O ponto de partida é a Praça de Comércio (ou Terreiro do Paço, como também é conhecida) principal praça de Lisboa . Pegue o bonde nº15 rumo a Belém, ponto de partida por mais de um século das embarcações portuguesas.

Chegando lá aproveite para dar uma caminhada pela beira do rio Tejo indo em direção ao Padrão dos Descobrimentos (1960), monumento construído para comemorar o quinto centenário da morte de Dom Henrique. Um pouco mais à frente está a Torre de Belém (1515-1520) construída para proteger a entrada da cidade. É possível entrar na torre e subir (aviso: uma escadaria estreita, mas com patamares) até o terraço, de lá saem fotos ótimas de uma paisagem deslumbrante.

Padrão_Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos (minhas fotos ficaram péssimas, precisei recorrer ao Wikicommons)

IMG_0745 Torre de Belém

De lá siga para o Mosteiro dos Jerônimos (1502), do outro lado da Praça do Império. Lá estão os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões. É possível conjuntamente uma ala que abriga o Museu da Marinha. Quando eu fui optei por não visitar essa ala e ir até o Museu Nacional dos Coches, não posso opinar sobre o museu da marinha justamente por não ter ido, já sobre Museu dos Coches posso afirmar sem sombra de dúvidas que é maravilhoso. Encontramos lá carruagens desde o século XVII até o século XIX.

Russia 038Mosteiro dos Jerônimos

Russia 017 Museu Nacional dos Coches

Pausa para um almoço pela região e de sobremesa não deixe de provar o autêntico pastel de nata na Antiga Confeitaria de Belém. A confeitaria está sempre lotada, mas a fila anda bem rápido.

P9300110 Realizadas com o autêntico pastel de nata!

Tarde e noite

Pegue o bonde de volta para o cais de Alcântara e siga para o Museu Nacional de Arte Antiga, lá você encontrará um belissímo acervo de arte portuguesa. Se a intenção for emendar com a noite, uma boa opção é voltar para as proximidades do rio e explorar os clubes da região da Avenida 24 de Julho.

Russia 277                              Museu de Arte Antiga

*(evite deixar para fazer esse roteiro na 2ªfeira pois alguns museus estão fechados)

Segundo dia

Manhã

Pegue o metrô até a estação São Sebastião e visite o Museu Calouste Gulbenkian (post aqui), depois passeie pelo parque de esculturas e almoce no Centro de Arte Moderna.

Russia 173

Tarde e anoitecer

Siga caminhando até o centro de Lisboa atravessando o belo Parque Eduardo VII e em seguida a arborizada Avenida da Liberdade. Vá com calma, a intenção é chegar no próximo ponto no final do dia, para apreciar o pôr-do-dol. Pegue o bonde nº28 que percorre as ruas estreitinhas do bairro Alfama. Suba em direção ao Castelo de São Jorge, a visita é rápida e o ponto alto é apreciar o entardecer sobre o rio Tejo. A volta poderá ser a pé, apreciando as graciosas vielas do bairro.

IMG_0789             A vista do alto do castelo de São Jorge

Terceiro dia

Manhã

Pegue o metrô até a estação Oriente, siga em direção ao Parque das Nações. Lá visite o Oceanário (o maior aquário da Europa). Sugiro o almoço no próprio Centro Comercial Vasco da Gama, a área concentra mais de 40 restaurantes. Saindo de lá uma das opções é pegar o teleférico em direção à Torre Vasco da Gama ou ir de metrô até a estação Rossio para tomar uma café.

Russia 222Em frente ao Oceanário, excelente passeio para adultos e crianças

Russia 190Teleférico e ao fundo a Torre Vasco da Gama

Tarde e Noite

Pegue o Elevador da Glória até o Bairro Alto, perambule pela cidade alta e aposte em um aperitivo no Solar do Vinho do Porto ou em uma janta no Água do Bengo. A região toda possui excelente bares de vinhos, permita-se explora-la ao máximo!

 

Russia 158                                    As ruelas estreitas e os inúmeros barzinhos do bairro alto, a vontade é de entrar em todos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Lisboa, Portugal e marcado , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s