Roteiro Moscou–São Petersburgo (8 dias)

Finalmente consegui colocar em dia todos os posts sobre Moscou e São Petersburgo. Para facilitar quem está planejando sua viagem para Rússia resolvi fazer um compilado mais superficial do roteiro, depois é só se aprofundar nos posts específicos de cada local a ser visitado. Vamos lá:

Dia 1 (Moscou):

Acho que no primeiro dia o ideal é pegar mais light pois é o dia do voo e geralemente estamos bem cansados em função da diferença de fuso.

Sugiro então pela manhã um “city tour” passando pela Praça Vermelha, Shopping Gum e  Igreja de São Basílio. Fica tudo pertinho, dá para fazer tudo a pé. Almoce pelo shopping e à tarde vá aos aposentos dos Romanov em Zaryadie (Romanov’s Chambers in Zaryadie). Ver post completo (aqui). Se sobrar fôlego e disposição, vale a pena conferir as famosas estações de metrô lindíssimas de Moscou!

Russia 307

Russia 315

grupo_0003   296_1427x947

À noite aproveite para conhecer um desses restaurantes (aqui).

Dia 2 (Moscou):

Dia de visitar o Kremlin (Museu Arsenal, Tesouro Imperial, Igrejas), comece cedo pois o local lota de turistas. Almoce pelas redondezas e à tarde aproveite para vistar a Galeria Tretiakov post (aqui).

Russia 336

 

Tente encaixar à noite um ballet ou ópera no Bolshoi, pois visitando a galeria à tarde fica mais fácil de controlar o horário para algum espetáculo mais tarde. Geralmente eles iniciam pelas 19h, assim dá tempo de visitar a Tretiakov, ir para o hotel descansar um pouco e depois assistir algo inesquecível.

Russia 328

Dia 3 (Moscou):

Um excelente passeio é visitar Sergiev Posad, uma das cidades que compõem o Anel de Ouro (aqui). Por ficar um pouco mais afastado da cidade é bom reservar o dia inteiro, além disso o Mosteiro é considerado a capital da fé ortodoxa russa e costuma se muito visitado por turistas, por isso geralmente está lotado.

202_947x1427

Dia 4 (Moscou – São Petersburgo):

Dependendo do horário que chegar o trem boa parte da manhã será para a viagem de São Petersburgo à Moscou, à tarde visite Monastério Alexander Nevsky  e o Cemitério (aqui), aproveite e desfrute da vista para o rio Neva.

546_1427x947

À noite aproveite para conhecer um dos restaurantes que indiquei (aqui).

Dia 5 (São Petersburgo):

Comece pelo cartão postal da cidade, a Igreja do Sanque Derramado (aqui). Na sequência vá para Fortaleza de Pedro e Paulo (aqui). Uma pausa para o almoço tardio e feche com chave de ouro visitando a Catedral de Santo Isaac (aqui).

393_1427x947

Catedral de Santo Issac_00 

474_Fortaleza

Caso sobre tempo e disposição, inclua uma passeio de barco pelo Rio Neva (aqui)!

Dia 6 (São Petersburgo):

Reserve um dia para visitar o Palácio de Verão (Peterhof) de Pedro, o Grande (aqui). Em um desses dias pode-se combinar um espetáculo à noite no teatro Mariinsky (aqui).

Russia 653

Russia 670 059 

Dia 7 (São Petersburgo):

Reserve um dia para visitar o Palácio de Catarina (aqui).

Russia 670 045

Dia 8 (São Petersburgo):

Pela manhã vá ao Hermitage, tente chegar logo no horário de abertura. Isso evitará filas e multidões de turistas caçando obras de arte 😉 (aqui).

609_1427x947

À tarde sugiro o Palácio Yusupov, que apesar de não circular nos roteiros clássicos para mim foi uma grande surpresa (aqui).

Esse foi o roteiro que eu fiz e que coloco como sugestão, é claro que é importante atentar para qual dia da semana cairá cada sugestão pois alguns museus fecham determinados dias.

Outra coisa que acho importante é verificar o que estará em cartaz no período em que você estiver na cidade. Facilita muito já ter os ingressos comprados e sabemos que no dia que temos teatro ou ópera as atividades da tarde devem acabar um pouquinho mais cedo.

Mas acho que o mais importante de tudo é, permita-se “perder” e fazer um pouquinho coisas que estão fora do “roteiro” programado. Eu acabei não conseguindo fazer muito isso pois estava com um grupo e confesso que voltei sentindo falta de ter perambulado pelas ruas e lojinhas de São Petersburgo e Moscou. Ande com cautela, é claro. Não dê pinta de turistão com bolsa/mochila aberta e máquina pendurada no pescoço. No mais, sei de muitas pessoas que foram por conta própria e não tiveram problema algum.

Anúncios
Esse post foi publicado em Moscou, Rússia, São Petersburgo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s