São Petersburgo: vá além dos lugares “essenciais”

Até agora todas as postagens sobre São Petersburgo foram referentes ao lugares básicos de serem visitados em uma viagem de 3 ou 4 dias. Agora se você tiver um tempinho a mais pela cidade eu incluiria pelo menos uns 2 da listinha abaixo:

Palácio Yusupov

Quando fui ao Palácio de Yusupov eu já havia visitado o Palácio de Inverno e o Peterhof e o mais curioso foi que apesar de ter achado ambos maravilhosos e ter ficado encantada, gostei muito mais do Yusupov, que é um palácio muito menor e guardadas as proporções bem mais “modesto”.

O palácio pertenceu à família Yusupov, uma das mais ricas e poderosas no período do Czar Nicolau II Romanov. Com certeza muitos de vocês já devem ter ouvido falar da história do assassinato de Rasputin, pois o príncipe Félix Yusupov II se tornou célebre em função de seu envolvimento no acontecido que ocorreu dentro do palácio.

A visita guiada começa justamente contando como aconteceu o assassinato de Rasputin, passando por algumas das salas com os personagens feitos em cêra (a la Madamme Tousseau). Na sequência segue-se para os demais aposentos do palácio (boa parte da mobília original está muito bem conservada) passando pela sala de jogos, banya (sauna) em estilo oriental e para mim o ápice da visita, um verdadeiro gran finale o teatro privado. Uma jóia absolutamente bem preservada e muito, muito bonita. Vale a pena se informar pois a guia nos comentou que ele é utilizado e não raro acontecem apresentações de pequeno porte. #ficaadica

1024px-Yusupov_Palace_01

806_947x1427

805_1427x947

Passeio de barco pelo canais

Está aí uma coisa que eu sempre procuro fazer (quando a cidade permite, é claro), procurar um passeio de barco, seja pelo rio principal, ou pelos canais no caso de São Petersburgo (a chamada Veneza dos Bálticos). Acho que dessa forma conseguimos ter um visual e uma apreensão da cidade por outro ângulo e em outra sequência.

No nosso caso, infelizmente, não posso dizer que o passeio de barco foi dos mais proveitosos pois bem na hora que embarcamos o tempo fechou de vez, a chuva apareceu e era humanamente impossível permanecer do lado de fora. Minhas fotos ficaram bem ruins pois praticamente só tirei foto a partir da área fechada do barco. Portanto se você estiver em São Petersburgo e for inverno, ao menor sinal de sol vá para o passeio de barco!! Ah, eles operam a partir do Hermitage, alguns aceitam Visa mas a maioria só aceita Rublo.

Russia 579

559_1427x947

582_1427x947

Passeio pela rua Nevsky

A saída do Hermitage nos deixa praticamente na Rua Nevsky, se você quiser circular pelo equivalente russo a Champs Elysées seu lugar é aqui. Esse é o local de compras chiques da população endinheirada, mas atenção às compras pois os preços são em rublos e não nada convidativos.

913_1427x947

816_1427x947

Assistir um ballet no teatro Mariinsky

O Teatro Mariinsky é um dos mais respeitados no universo da ópera e do ballet. Na música, figuras do calibre de Tchaikóvski e Prokofiev já se exibiram aqui. Na dança produziu gênios como Nureyev e Nijinsky. Suas portas foram aberta em 1860 e na época não havia no mundo palco maior. Durante o período soviético era chamado de Teatro de Ópera e Ballet Kirov, mas em 1992 com a queda do regime, passou a chamar-se Mariinsky. O edifício foi construído em Teatralnaya Ploschad e desde então a praça foi reconhecida como o centro da vida cultural de St. Petersburg.

Não vou dizer que é uma visita obrigatória pois sei que tem muitas pessoas que não gostam de ballet, nem tampouco de música clássica. Mas a ida ao teatro já vale pela chance de poder conhecê-lo internamente. O Hall de entrada é lindíssimo, assim como o teto todo decorado com bailarinas e cupidos.

Confira no site (aqui) os espetáculos em cartaz, as sessões começam normalmente às 11h30 ou às 19h00 e atenção, os russos vestem-se formalmente para ir ao ballet ou ópera. Apesar de não serem exigidos terno e gravata ou vestido de gala a grande maioria das mulheres estará de vestido e os homens de terno. Portanto, se não quiser se sentir naquele clima “turistão” leve uma roupinha e um sapato mais formal.

Russia 670 059

Russia 670 070

Russia 670 067

Cemitério Tikhvin

No mundo todo diversos cemitérios entram no programa turístico, São Petersburgo cidade de renome internacional por suas qualidades arquitetônicas também possui os seus.  O Tikhvin é um dos melhores exemplos. Foi construído em 1823 por Pedro I da Rússia, e fica dentro do icônico Monastério Alexander Nevsky, o cenário fica completo pelo pano de fundo formado pelas belas igrejas barrocas e memoriais góticos. No cemitério, alguns túmulos de russos ilustres, como Dostoievsky e Tchaikovski, além de belíssimas esculturas decorando diversas lápides.

Russia 513

447_1427x947

446_1427x947

463_947x1427

451_947x1427

454_947x1427

458_947x1427

462_947x1427

Anúncios
Esse post foi publicado em Rússia, São Petersburgo e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para São Petersburgo: vá além dos lugares “essenciais”

  1. Thais Bazo Costamilan disse:

    OI, Amanda! Viajei novamente contigo através desse teu relato e das fotos. E no final, a surpresa: ficou linda nossa foto no Mariisky! Noite inesquecível! Um lugar maravilhoso e um ballet igualmente maravilhoso. Obrigada por me proporcionar uma “reviagem”. Thais

  2. Amanda Roth disse:

    Oi Thais! Obrigada pela “visita” =) é tão bom depois de passado um tempo rever as fotos e relembrar de uma viagem em um lugar tão especial como a Rússia né?! Nossa foto no Marriinsky ficou ótima, não podia deixa-la de fora! Chegou a bater saudades daquela noite.
    Seja sempre bem vinda 😉 Bjs!!

  3. Pingback: Roteiro Moscou–São Petersburgo (8 dias) | Arquitetando Rotas

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s