Pontes famosas pelo mundo

 

Hoje ao folhear um livro de arquitetura de Nova Iorque uma construção bastante antiga me chamou a atenção: as pontes! Com o objetivo de unir dois pontos afastados, este artifício utilizado desde a antiguidade é fascinante. Na Idade Média geralmente eram construídas em tijolos e pedras e felizmente ainda podemos apreciar muitas delas em diversas cidadezinhas pela Europa. No interior do Rio Grande do Sul ainda podemos encontrar alguns exemplares antigos em madeira, pena que estão se deteriorando devido à ação do tempo. Atualmente quem reina em absoluto é o aço, capaz de vencer grandes vãos e proporcionar maiores arrojos aos arquitetos e engenheiros.

Foi com essa ideia em mente que comecei a buscar na memória quais pontes bacanas eu já tive a oportunidade de conhecer e quais deveriam entrar para a lista das programações futuras!

Começarei pela ponte que despertou a ideia desse post:

*Brooklyn Bridge (Nova Iorque/ Estados Unidos): aberta ao público em 1883 com o objetivo de interligar Manhattan ao Brooklyn sobre as águas do East River, na época era considerada a mais longa ponte suspensa do mundo.

Golden Gate Bridge (San Francisco/Estados Unidos): a construção da ponte data de 1937 e em função de sua ascensão econômica, surgiu da necessidade de conecta-la  às regiões vizinhas para o desenvolvimento da economia das cidades ao redor da Baía de São Francisco. A ponte possui 2737m de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966m de comprimento suspenso.

Fonte: wikicommons

Fonte: wikicommons

*Tower Bridge (Londres/Inglaterra):  este é um belo exemplo de obra de engenharia vitoriana, situada sobre o rio Tâmisa a Tower Bridge foi concluída em 1894 é desde então é um dos símbolos de Londres. As duas torres em estilo gótico são conectadas pelas plataformas de aço que se abrem para a passagem de grandes embarcações.  Podemos vê-la em diversos filmes: “O Diário de Bridget Jones”, “O Retorno da Múmia” e “Shelock Holmes” são somente alguns que possuem a ponte em suas cenas.

Vista de uma das torres

Vista de uma das torres

A foto clássica em 2007

A foto clássica em 2007

e em 2011

e em 2011

*Millenium Bridge (Londres/Inglaterra): talvez a Tower Bridge possa ser a famosa ponte de Londres. No entanto não posso deixar de incluir o que para mim considero uma obra prima do arquiteto inglês Sir. Norman Foster  Milleniuim Bridge, inaugurada em 2002. Unindo  a Catedral de Saint Paul e a Tate Modern, a ponte tira proveito ao máximo do seu material, o aço.

e depois falam que Londres não tem céu azul!

e depois falam que Londres não tem céu azul!

milhares de pessoas

milhares de pessoas

*James Joyce (Dublin/Irlanda):  talvez bem menos conhecida do que as demais dessa lista, para mim esta singela ponte não poderia ficar de fora. Projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a James Joyce Bridge possui esse nome em razão de estar localizada justo em frente a uma das casas na qual se passa um dos romances do autor. Une os dois lados do  rio Liffey e possui singelos 40m de comprimento. É lindíssima à noite!

DSC09249

DSC09245

*Ponte Vecchio (Florença/Itália): Construída em 1345, localizada sobre o rio Arno, a Ponte Vecchio é um belo exemplar de uma ponte urbana do período medieval. Hoje em dia tornou-se famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias, joalharias e mercadores de arte renascentista) ao longo de toda a sua extensão, acredita-se que o hábito de vender joias na ponte é antigo e desde sempre abrigou lojas e mercadores que na época mostravam suas mercadorias sobre bancas.

A ponte completamente ocupada pelas lojas

A ponte completamente ocupada pelas lojas

e a vista de quem atravessa é essa

e a vista de quem atravessa é essa

Rialto Bridge (Veneza/Itália): Concluída em 1851 (em seu lugar existia uma de madeira que com o passar dos anos foi se deteriorando) era a única forma de cruzar o Grande Canal até 1854. Rialto vem de rivo alto (margem alta) e refere-se a uma das primeiras áreas habitadas de Veneza.

Fonte: wikicommons

Fonte: wikicommons

*Ponte Széchenyi (Budapeste/ Hungria): a primeira ponte de Budapeste  sobre o rio Danúbio que interliga os dois lados da cidade, Buda (ocidental) e Peste (oriental). Possui 375m de extensão e foi inaugurada em 1849. No entanto a ponte vemos hoje é uma réplica da então inaugurada no século XIX pois durante a II G.M. ela foi terrivelmente atacada e destruída. Em 1949 foi totalmente reconstruída a partir de seus pilares que haviam sobrevivido ao bombardeio.

2011_ 666

foto de celular :/

DSC05911*Ponte Alexandre III (França/Paris): em minha opinião a mais bela e mais famosa ponte de Parisa, interliga a Esplanade des Invalides e os palácios Grand e Petit Palais (7º e 8º arrondissement). É  a mais extensa da cidade, possui 160m de comprimento. A ponte foi um presente do Tsar Russo Alexandre III (daí vem o seu nome) em razão da Exposição Universal de 1900, simbolizava a amizade franco-russa entre o Tsar e o presidente francês Sadi Carnot. A ponte conta com as estátuas “As Ninfas do Sena”, que representam a França, e “As Ninfas de Néva”, representando a Russia. Sua inauguração foi em 1900 ano da Exposição.

Nas pontas os dragões "sem" língua

DSC08723

*Puente de la mujer (Buenos Aires/Argentina): única obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava na América Latina, está localizada em Puerto Madero, no dique 3 entre as Avenidas Macacha Guemes e Azucena Villaflor. Foi inaugurada em 2001 e fez parte do projeto de revitalização de toda área do porto. Seu design/nome, de acordo com o arquiteto, foi inspirado em um casal dançando tango.

A foto é antiga, do tempo da faculdade...2005

A foto é antiga, do tempo da faculdade…2005

mais uma de 2005

mais uma de 2005

Ponte Estaiada (São Paulo/Brasil):  que na verdade se chama Ponte Octávio Frias de Oliveira atravessa o Rio Pinheiros e faz parte do complexo viário Real Parque. É  única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro, foi inaugurada em 2008. (A chamamos de estaiada ou também atirantada por ela ser suspensa por cabos que são sustentados por um ou mais mastros.)

Fonte: wikicommons

Fonte wikicommons

detalhe

detalhe

Ponte Rio-Niterói (Rio de Janeiro/RJ):  possui como nome oficial  Ponte Presidente Costa e Silva, localiza-se na baía de Guanabara, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói. Após atrasos na entrega da obra foi concluída em 1974. Possui extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto.

Fonte: wikicommons

Fonte: wikicommons

Essas são apenas algumas das muitas pontes espalhadas mundo afora, com certeza a lista pode ser bem mais extensa e post deverá ser atualizado cada vez mais!

E vocês, alguma história em especial passada em alguma dessas ou de outras pontes?

as que estão marcadas com (*) são as que eu já tive a felicidade de ver ao vivo 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s