Principais museus de Helsinque

Helsinque possui excelentes museus de arte,  apesar de não serem muito divulgados.Começamos pelo Museu de Arte Contemporânea Kiasma ou Nykytaiteen Museo Kiasma, fruto de um concurso de arquitetura e design de 1992. O projeto vencedor entre 516 inscritos foi do escritório do arquiteto Steven Holl e foi descrito pelo júri como: “misteriosamente escultural em seu design e sensivelmente inovador na articulação da sua forma”. A entrada principal chama a atenção pela dança das rampas em contraponto as paredes cegas, brancas, prontas para receber qualquer tipo de manifestação artística.  A construção iniciou em 1996 e levou 2 anos para ser concluída.

Russia 670 108 Russia 670 130

O nome Kiasma deriva da designação dada a interligação de terminações nervosas, fazendo uma alusão ao encontro “fértil” entre pessoas e ideias.

Russia 670 117 Russia 670 125 Russia 670 120 Russia 670 121 Russia 670 128

O museu, composto por rampas que se interligam favorece a circulação e proporciona ao visitante diferentes pontos de visão das obras expostas assim como oferece, em seus pontos de contato com o exterior, vistas deslumbrantes da cidade.

Russia 670 122

Outro museu muito interessante da cidade é o Museu de Arte Ateneum ou Ateneumin Taidemuseo, integrante Galeria Nacional da Finlândia, assim como o Museu de Arte Contemporãnea Kiasma. Desde 1990 o museu abriga as coleções de arte Finlandesas Gustavianas a partir do período de meados do século XVIII até os movimentos modernistas de 1950. Estas coleções podem ser vistas no 2º e 3º do prédio. O bacana dessa visita é conhecer um pouco da arte finlandesa, já que por tratar-se de uma Galeria Nacional a ênfase é em artistas finlandeses, que possuem  uma  qualidade excepcional e dificilmente são encontrados fora da  Finlândia J. Além disso, o museu também possui uma pequena coleção de arte internacional com obras de mestres do calibre de Van Gogh, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Fernanda Léger e Marc Chagall.

Ateneum_-_Helsinki (2) Russia 670 184

Outro local que vale a visita é o Museu do Design ou Designmuseo, pequeno mas muito interessante de ser visitado, possui algumas obras de Alvar Aalto.

Visit-suomi-2009-05-by-RalfR-059

Já o Museu de Arquitetura Finlandesa ou Suomen Rakennustaiteen Museo é focado na arquitetura finlandesa principalmente do século XIX. Também vale a visita.

Kasarmikatu_24_Helsinki (1)

Kiasma | www.kiasma.fi                                                                                        Mannerheiminaukio, 2

Museu de Arte Ateneum | www.ateneum.fi                                                                                  Kaivokatu, 2

Museu de Arquitetura Finlandesa                                                                           Kasarmikatu ,24

Anúncios
Link | Esse post foi publicado em Finlândia, Helsinque e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s