Caminhando por Helsinque

Os principais pontos de interesse de Helsinque estão basicamente concentrados em uma área facilmente percorrida a pé e muito fácil de orientar-se (apesar dos impronunciáveis nomes das ruas). A cidade, extremamente plana favorece a caminhada e para completar o clima frio também ajuda, pois dificilmente ocorrem temperaturas elevadas. Provavelmente no verão ficará por volta de 15 a 20 graus além disso, o dia pode chegar a ter 17 horas de sol!

Um bom ponto para começar o passeio é a Eteläesplanadi, um boulevard com uma praça linear no meio que leva até a orla. Os jardins são muito bem cuidados e é um local muito agradável para caminhar. Seguindo em direção ao mar, logo em frente, atravessando a rua está  o chafariz e a sereia da Estátua de Havis Amanda, considerada o símbolo de Helsinque. Foi desenhada pelo artista Ville Vallgren em 1908. Seguindo a caminhada, um pouco mais à frente está o marco inaugural da cidade, de frente para a baía.

© Helsinque (Wikicommons).

© Helsinque (Wikicommons).

© Wikicommons

© Helsinque ( Wikicommons)

Uma boa pedida é chegar próximo à hora do almoço no mercado do porto. O esquema é simples, afinal trata-se de um mercado a céu aberto com banquinhas vendendo todo tipo de produtos típicos: de frutos do mar (recém pescados), carne de rena, lembrancinhas finlandesas, artesanatos, casacos de lã pura e até peles (verdadeiras! Acho que o PETA desconhece esse comércio). Para comprinhas mais requintadas a dica é entrar na parte fechada do mercado, lá tem algumas opções de restaurantes para comer além de bancas que vendem chás, temperos e geléias deliciosas.

Russia 670 199

Russia 670 196

Russia 670 197Russia 670 208 Russia 670 202

Seguindo em direção à esquerda temos de uma lado  a Uspeskin Katedraali  e do outro a Helsingin Tuomiokirkko.

© Catedral de Uspenski, Helsinque (Wikicommons, Sam Segar)

© Catedral de Uspenski, Helsinque (Wikicommons, Sam Segar)

À primeira vista já percebe-se que a Uspeskin Katedraali foi construída pelos russos, durante o período em que a Finlândia era uma província autônoma da Rússia. Ela foi totalmente construída em estilo Russo Ortodoxo, e diferentemente das igrejas de São Petersburgo e de Moscou, ele é muito mais elaborada internamente. A catedral possui 13 torres “cebola”, que representam Jesus Cristo e seus 12 apóstolos. No interior não há nave, nem um local específico para a congregação. Todas as paredes são muito trabalhadas. Uma curiosidade: a Uspeskin Katedraali é considerada a maior e mais importante construção ortodoxa ainda presente no ocidente.

Russia 670 147Russia 670 158

No outro lado, no alto de uma escadaria, em frente à Praça do Senado, está Helsingin Tuomiokirkko, que é digamos a catedral “oficial” (em finês, Tuomiokirkko significa catedral). Após a independência  da Finlândia a religião oficial passou a ser a luterana e com isso uma nova catedral passou a ser a oficial.  Ao entrar na Helsingin Tuomiokirkko percebe-se isso claramente pois seu interior não possui praticamente nada de ornamenteção, de acordo com preceitos da religião luterana. Construída em estilo neoclássico, com planta em formato de cruz grega , entre os anos de 1830-1852  por Carl Ludvig Engel com o intuito de ser o ponto focal da praça do Senado, todos os outros edifícios ao redor também são de autoria dele.

Lutheran_Cathedral_Helsinki

© Catedral de Helsinque, Helsinque (Wikicommons).

Russia 670 149

Russia 670 153Russia 670 155

Aproveite para sentar na escadaria em frente à igreja e fazer belas fotos, ficam lindas! O lugar é ideal para descansar um pouco, admirar a cidade e recuperar o fôlego =)

Russia 670 144_editada

Além disso, essa região é lotada de lojinhas de souvenirs com preços ótimos  #ficaadica.

Russia 670 210Para fechar o dia uma boa opção é voltar ao boulevard e entrar em um dos deliciosos cafés.

© Helsinque (Wikicommons).
Anúncios
Esse post foi publicado em Finlândia, Helsinque e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s