Airbnb: quartos, apartamentos e casas por temporada (no mundo inteiro!)

No começo deste ano um amigo próximo foi para Nova Iorque com a esposa e filha e optou por alugar um apartamento ao invés de ficar em hotel e foi aí que ouvi falar pela primeira vez do Airbnb. Quando resolvemos que também iríamos passar uma parte das férias lá e começamos a pesquisar hotéis, caímos para trás com os preços – altíssimos!

Como o feedback desse amigo foi 100% positivo, alugar um apartamento para nós dois começou a parecer uma alternativa financeiramente mais interessante pois as diárias eram bem mais baratas (apesar da alta do dólar), alguns dias poderíamos tomar café e jantar “em casa” (diversos hotéis de NY cobram pelo café ) e fora isso poderíamos ter aquela sensação de “moradores nova-iorquinos” por 10 dias!

Fizemos uma pequena pesquisa em blogs, revistas e falando com quem já foi para saber qual localização seria a melhor para ficar pela primeira vez na cidade e conhecer pelo menos os principais pontos turísticos. Escolhemos a região e aí foi só adequar localização X custo X padrões mínimos de exigência do apto.

No final das contas, tudo aquilo que pensávamos com relação a ficar em um apartamento ao invés de hotel foi verdade e felizmente nosso feedback também foi 100% positivo tanto com o Airbnb quanto com o proprietário, chamado de anfitrião pelo site. E exatamente por isso resolvi compartilhar aqui no blog o quão simples e prático é utilizar o site.

Primeiro deve-se escolher a cidade, data de check in e de check out, detalhe os apartamentos são no mundo todo!

airbnb_capa_01

Aparece então a página com as opções disponíveis para o período na cidade escolhida. É possível locar o apartamento inteiro ou apenas um quarto. Uma boa dica é utilizar o refinamento da pesquisa onde é possível então selecionar o tipo de acomodação e o preço da diária. Eu acho mais prático pesquisar através do mapa (à esquerda tem uma opção “ver localização através do mapa”).

airbnb_localizacao apto_02

Cada proprietário que coloca seu apartamento para locação possui uma espécie de “perfil” onde ele pode colocar fotos do apartamento, descrição dos equipamentos (maquina de lavar louça, roupa, ar condicionado, lençóis, toalhas, etc) e feedbacks das pessoas que já se hospedaram lá – essa parte achei bastante interessante pois as pessoas são sinceras mesmo, então vale a pena checar como foi a experiência de quem já se hospedou. Também é possível entrar em contato com o anfitrião e tirar possíveis dúvidas, fazer uma pequena “apresentação” e tal.

airbnb_apto e proprietario_03

airbnb_feedbacks_04

Escolhido o apartamento é feita então uma pré-reserva na qual o proprietário precisa aceitar e liberar para que você possa fazer então a reserva oficial – com pagamento.

airbnb_pagamento_05

O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou via Pay Pal. Eu fiz com cartão e foi super tranquilo. Fique atento que assim que o anfitrião liberar a reserva e você fornecer seus dados o valor será cobrado integral na sua fatura. O detalhe da história  é que o dinheiro pago fica retido com o Airbnb até você entrar de fato no apartamento e verificar que não está levando “gato por lebre”.

airbnb_reserva_05Ou seja, o local tem que estar de acordo com o que foi apresentado no perfil do anfitrião. Após entrar no apartamento você terá dois dias para bloquear o pagamento e receber seu dinheiro de volta. Caso você não entre em contato o anfitrião receberá seu pagamento.

airbnb_pagamento_05

É importante ler atentamente as regras de cancelamento pois cada proprietário possui as suas. Mas está tudo bem explicado no site e qualquer dúvida não exite em enviar uma mensagem ou email para o anfitrião. Nós perguntamos bastante para o nosso e todas as vezes ele foi bem atencioso.

Anúncios
Esse post foi publicado em Hospedagem, Viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s