Museu Russo, Fortaleza de Pedro e Paulo e Catedral de Santo Isaac

Entre os museus que encontramos em São Petersburgo o Museu Russo é um dos menos frequentados por turistas, talvez por tratar especificamente de arte Russa, o que ao meu ver deveria ser justamente uma boa justificativa para mais turistas o visitarem! Qual outro melhor lugar para encontrarmos utensílios, trajes e pinturas russas?

Museu Russo

O museu é relativamente grande, mas pode-se considerar uma visita de meio dia para poder ter uma panorâmica do acervo. São cerca de 400 mil itens, de todas escolas e gêneros que floresceram ao longo da história da Rússia, além disso, o museu é considerado o maior em seu gênero em todo o país, rivalizando apenas com a Tretyakov Gallery, em Moscou.

O Museu Russo foi o primeiro museu estatal do país dedicado às artes. Ele foi criado em 1895 em São Petersburgo através de um decreto do então imperador Nicolau II, filho de Alexandre III (primeiro imperador russo a colecionar obras de arte de artistas russos). Nicolau II comprou o palácio Mikhailovskiy para abrigar a coleção de obras de arte e servir como museu. Originalmente chamado de Alexandrovskiy Museum, abriu suas portas ao público no dia 19 de marco de 1898. Atualmente é um dos maiores centros de restauração de obras russas.

Situada na pequena ilha de Zaichy Ostrov está a Fortaleza de Pedro e Paulo (1703), origem e núcleo inicial da cidade de São Petersburgo. Construída no período de Pedro, o grande, o objetivo era proteger a cidade dos ataques suecos durante a Grande Guerra do Norte, principal preocupação russa no início do século XVIII.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

A pequena cidadela abriga: uma catedral, um museu, uma antiga prisão, um cais e alguns prédios administrativos. Parte dessas edificações está aberta para a visitação, como é o caso da Catedral de Pedro e Paulo erigida entre 1712 e 1733 como o principal edifício religioso da cidade, na época a capital do Império Russo.

SONY DSC

A Catedral, de estilo barroco, foi desenhada por Dominico Trezzini sua construção combina características típicas da arquitetura de caráter religioso da Itália com o leste europeu. fruto da vontade de Pedro, o Grande, de ocidentalizar a Rússia. Diferentemente da catedral de São Basílio, sua  volumetria é retangular e  possui no lado leste um duomo e no lado oeste, na entrada um campanário de 13 metros de altura (tirar alguma foto que enquadre toda a igreja não é tarefa fácil! A construção é a segunda mais alta da cidade). Seu interior é um pouco diferente das tradicionais igrejas russas, menos colorido, com uma ornamentação mais carregada no dourado (bem ao estilo barroco), os ícones aparecem em pinturas e não em mosaicos. Um aspecto lindíssimo do interior dessa igreja é a iconóstase entalhada em madeira, composta por 43 ícones originais do século XVIII.

A catedral é de  extrema importância para a Rússia pois é lá que estão enterrados a maioria dos czares e suas famílias, de Pedro I à Nicolau II (exceto Pedro II e Ivan VI) são mais de 200 anos. É verdade que é bastante difícil identificar qual túmulo pertence a quem pois tudo está escrito em cirílico…a dica para saber quais são os dos czares é: eles possuem 4 emblemas de bronze do Império Russo, um em cada canto do túmulo.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Em 1998 os restos mortais de Nicolau II e familiares (assassinados à tiro pelo Bolcheviques em 1918) foram trazidos para a catedral. Por muitos anos  não se sabia o paradeiro dos corpos, que só foram encontrados em 1991 numa estrada próxima a Ekaterimburgo. A confirmação de que se tratava da família  Romanov só foi conclusiva em 1998. Em 2008 os dois últimos corpos dos filhos do czar foram encontrados e hoje toda a família, canonizada pela Igreja Ortodoxa Russa,  está sepultada na Catedral, numa capela à parte na qual não se pode entrar.

Russia 557

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Basicamente o que visitamos internamente foi a Catedral, os demais prédios só vimos por fora mesmo. O acesso à Fortaleza de São Pedro e São Paulo é livre, mas paga-se para visitar algumas atrações, como a catedral.

O lugar é  muito bonito para tirar fotos (embora no dia em que fomos o tempo não ajudou), localizado às margens do rio Neva no verão é um local bastante frequentado por moradores, como um parque. De lá se avista o Hermitage e a Ilha Vasilievsky, compondo uma das paisagens mais bonitas de São Petersburgo.

A catedral de Santo Isaac é uma das construções mais majestosas que eu já vi, compararia eu acho somente à Basílica de São Pedro, no vaticano.

Uma primeira igreja com o mesmo nome foi  mandada construir por Pedro, o Grande, em proporções muito menores e em outro local, mais próxima ao rio. No entanto, ela foi destruída por uma enchente logo após ser concluída, em 1710.

Russia 578

SONY DSC

A atual Catedral de Santo Isaac , muito maior, foi projetada em estilo russo neo-clássico tardio por Auguste Montferrand e inaugurada em 1858.

SONY DSC

Extremamente “pesada”, a construção pesa cerca de 300 mil toneladas o que para a época solicitou uma operação de engenharia sem precedentes.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Durante o período soviético foi usada como museu do ateísmo e atualmente considerada a maior da Rússia, ainda é oficialmente um museu com uma vasta coleção de arte do século XIX.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Na decoração da Catedral de Santo Isaac empregaram-se 14 tipos de mármore! As paredes, colunas e todo pisos externos são revestidos de granito, já na parte interna foram utilizados mármores russos, italianos e franceses. As colunas revestidas de malaquita e lápis-lazúli são um desbunde para os olhos.

Russia 573

SONY DSC

SONY DSC

Para dourar a cúpula, inspirada na St. Paul´s Cathedral de Londres, com 21.8 m de diâmetro, foram utilizados 100 kg de ouro!!! :0

Anúncios
Esse post foi publicado em Rússia, São Petersburgo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Museu Russo, Fortaleza de Pedro e Paulo e Catedral de Santo Isaac

  1. Pingback: Roteiro Moscou–São Petersburgo (8 dias) | Arquitetando Rotas

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s