Arredores de Moscou, Anel de ouro: Sergiev Posad

Sergiev Posad é uma das cidades que compõe o chamado Anel de Ouro, se considerarmos o percusso tradicional, é a última cidade. A cidade fica fica à 70km de Moscou ou seja, um belo passeio para se fazer no estilo bate-volta.

Anel de Ouro é a designação dada ao conjunto de cidades a nordeste de Moscou, se interligadas,  formam mesmo um tipo de anel. Todas essas cidades possuem um um grande significado histórico, religioso e arquitetônico.

golden_ring_map

Nós fomos à Sergiev no ônibus da excursão, mas esse passeio pode ser feito através de trem ou então ser contratado em agências turísticas.

O Mosteiro de Sergiev Posad é considerado a capital da fé ortodoxa russa, uma espécie de Vaticano como alguns guias costumam chamar. É um local de muita peregrinação e de grande importância pois é lá que estão os restos mortais do santo local mais popular, São Sérgio. A cidade gira em torno do mosteiro, que é um esplendor exemplar  de 5 séculos de arquitetura russa.

SONY DSC

Chegamos cedo e a movimentação de peregrinos já era bem grande, fazia um tempo horrível…frio e chuvoso, por isso praticamente não tirei fotos. No interior do mosteiro é possível tirar fotos mediante o pagamento de uma taxa. Mas atenção, os monges ficam bastante revoltados se fotografados.

Para entrar no mosteiro não é preciso pagar nada, mas para visitar as igrejas é preciso adquirir a visita guiada, que é facilmente comprada na bilheteria. Os guias falam inglês e explicam muito bem o significado dos ícones.

SONY DSC

A nossa guia falava muito bem inglês (para padrões russos, é claro) e nos forneceu algumas explicações aplicáveis em todas as igrejas russas. Uma delas foi a seguinte: o segundo ícone à direita da porta central da iconostase (o altar na igreja católica) indica a quem é dedicada à igreja; já as representações dos profetas estão dispostas como numa hierarquia, quanto mais importante, mais ao alto se localiza. Bem no alto, acima de todos, Jesus e a cruz.

SONY DSC

SONY DSC

Russia 394

O complexo do mosteiro além de abrigar várias igrejas, abriga também as casas dos monges e várias construções dos muitos czares russos desde Ivan, o terrível até Pedro, o grande.

Russia 396

A Catedral da Assunção é a  igreja mais imponente do mosteiro, possui 5 cúpulas e uma iconostase com 5 andares onde está exposto o sarcófago de S. Sérgio, construído pelo próprio S. São Sérgio…conforme mandam as tradições russas!

Na Catedral da Trindade estão as relíquias de  São Sérgio, lá é celebrada uma “missa” ininterrupta das 08:30 às 21:00. Entramos na igreja e percebi o que é o sentido de religião para todas aquelas pessoas que estavam lá. Fazia um dia no mínimo horroroso lá fora, caía aquela chuva fininha, um vento gelado e a temperatura só era convidativa a sair da cama para uma pessoa que viajou do Brasil até a Rússia. No entanto, a fila de peregrinos que certamente cumpriam suas promessas, agradeciam ou pediam por alguma graça era de fazer a curva numa quadra…fiquei impressionada. Lá dentro, uma atmosfera mágica. Monges e fiéis entoando cânticos religiosos e repletos de fé, era comovente a religiosidade daquelas pessoas. Os fiéis permanecem em fila, sem reclamar de absolutamente nada. As mulheres devem cobrir a cabeça e ao entrar no templo fazem reverências, beijam ícones e agradecem com suas rezas.

Achei uma experiência única, sempre gostei de visitar templos religiosos mas não me lembro de ter visto uma cena e uma atmosfera como aquela.  Por sinal de respeito, não é permitido tirar fotos dentro do templo, as imagens serão as que ficarão para sempre na minha memória.

* Nas igrejas em que não há celebrações religiosas é permitido tirar fotos, desde que a taxa aquela tenha sido paga.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rússia, Sergiev Posad e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Arredores de Moscou, Anel de ouro: Sergiev Posad

  1. Tina disse:

    Vamos para a Russia em abril/2014 e gostaria de saber qual agencia vc comprou a excursão para Sergiev ?
    Vc conhece alguma agencia que eu possa reservar excursao para as cidades do Anel de Ouro?
    Grata,

  2. Amanda Roth disse:

    Oi Tina,
    Seja bem-vinda!
    Quanto aos passeios, eu não comprei separado do resto da viagem a ida para Sergiev, fazia parte de todo pacote da viagem.
    Em Moscou quem nos acompanhou foi a guia Elena Dobrynina, ela foi ótima e fala português! Entrei em contato com ela agora à tarde e comentei que vcs estavam interessados em fazer esses passeios e ela me disse que poderia providenciar. O email dela é elenabrasil@yahoo.com, acho que vale a pena escrever para ela e fazer uma cotação de quanto sairia.
    Se por acaso fechares com ela eu gostaria muito de ter um retorno 😉 apenas para saber mesmo!
    Um abraço e volte sempre!

  3. Tina disse:

    obrigada! podexa, ja escrevi para ela, qq coisa te falo. bj

  4. Pingback: Roteiro Moscou–São Petersburgo (8 dias) | Arquitetando Rotas

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s