Rússia para iniciantes

https://arquitetandorotas.wordpress.com

Estive na Rússia outubro do ano passado (2012) com um grupo de colegas do curso de história da arte da PUCRS. Antes de contar minhas impressões  sobre Moscou e São Petersburgo achei que seria interessante escrever um post com algumas dicas sobre como se preparar para uma viagem à Russia.

– Dicas de leitura: se a viagem é programada com uma certa antecedência, sempre procuro livros que me tragam alguma informação diferente daquelas procuradas em guias e sites/blogs de viagem. Esses foram os livros que encontrei em pesquisas na internet e conversando com aficionados pela Rússia. Infelizmente não consegui ler todos, mas fica a lista de referência para quem sabe um retorno =)

Os Últimos Dias dos Romanov, de Helen Rapapport: descreve os últimos dias da família do czar russo Nicolau II na Casa Ipatiev, em Ecaterimburgo.

O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgakov: esse foi um dos que me recomendaram mas acabei não conseguindo ler. A história é de um romance que se passa na capital, Moscou  já sob o regime comunista. Esse livro foi censurado durante muitos anos, já que  tenta disfarçar suas críticas ao regime, mas não consegue…

Viagem a Tralalá, de Wladimir Kaminer:  Muito divertido! Conta as histórias do autor e de seus amigos tentando emigrar da Rússia para o ocidente no final da era comunista.

Com Vista para o Kremlin, de Vivian Oswald: o livro é um relato de uma jornalista brasileira que viveu dois anos em Moscou, achei interessante em função do enfoque: as diferenças culturais entre russos e brasileiros.

Os Russos, de Angelo Segrillo: uma leitura bem didática e escrita de um jeito bastante leve. Ideal  para quem conhece nada ou muito pouco sobre história, cultura e costumes da Rússia.

Romanov Family Blog: nesse post a autora desse blog dá várias dicas de outros livros que contam um pouquinho da história da família Romanov, muito legal.

-Dicas de Filmes: assisitir alguns filmes que mostrem a cidade ou que  contem algum fato histõrico marcante, é outra coisa que gosto de fazer antes de viajar. Estes são clássicos:

O Encouraçado Potenkim (1925), de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov: baseado em fatos reais, conta peculiaridades da Rússia czarista, que, em 1905, viu um levante anteceder a Revolução de 1917. O filme se passa dentro de um navio de guerra, Potenkim com marinheiros cansados de serem maltratados, comendo carne estragada pensando que ela estava perfeita. Alguns marinheiros se recusam a comer e, então, os oficiais ordenam a execução dos “desertores”. A tensão aumenta e a situação perde o controle. É bem antigo, para quem não gosta de filme em PB talvez não seja uma boa opção.

Ivan, o terrível – Parte I (1944), de Sergei Eisenstein: o filme se passa em 1547, Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Após superar  uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e consolidar seu poder. Bom para ter uma noção de quem foi Ivan, o terrível, personagem importantíssimo na história da Rússia. Também em PB…

Guerra e Paz, de Sergei Bondarchuk (1968): não cheguei a assistir, mas está na minha lista! Muito bem recomendado, enorme (são 401min!). O filme é uma adaptação do livro clássico de Leo Tolstoy, nele duas histórias se misturam. A primeira fala da história de amor entre a condessa Natasha Rostova e o conde Pierre Bezuhkhov, um homem infeliz no casamento. Na segunda, russos de todas as origens e classes sociais se unem para enfrentar o exército invasor de Napoleão.

Esses foram os filmes mais bem “cotados”pelas minhas pesquisas na internet, todos são bem antigos…acho que a produção cinematográfica russa atual está “em baixa””. Se alguém souber de mais filmes interessantes deixe nos comentários, para compartilharmos informações =)

– Blogs: existem muitos blogs de viagem que falam sobre Moscou, São Petersburgo, por isso escolhi dois que acabei encontrando nas minhas pesquisas que  possuem um enfoque bem diferente dos outros

Café com Kremlin: é o blog que conta o dia-a-dia de um jornalista que atualmente está morando em Moscou. Ele apresenta assuntos diversos, bacana para saber o que está se passando pela cidade.

Falando Russo: blog excelente de um jornalista apaixonado pela Rússia e Leste Europeu. Todo escrito em português, recheado de informações muito úteis e dispostas de uma maneira bem prazerosa e diria até didática.

– Sites importantes:

Site oficial do governo russo com informações sobre vistos de trabalho, estudo, etc.

Embaixada do Brasil em Moscou

Moscow city: informações gerais e bilhetes de trem on line

Moscow Times

Moscow.info: achei um dos sites mais completos com informações sobre Moscou.

– Sobre a necessidade de visto: desde 2010 existe um acordo entre Brasil e Rússia da não exigência de visto para turismo, mais informações aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rússia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s