O que fazer em Belo Horizonte, parte 1: Praça da Liberdade e arredores

Que Belo Horizonte não é a cidade maisss turística de Minas Gerias todo mundo sabe, Ouro Preto sem sombra de dúvidas é muito mais. Mas a cidade é a capital do estado e é óbvio que algumas coisas são essenciais numa primeira visita.

Começando pelo bairro Funcionários, temos a Praça da Liberdade, o coração da cidade. A praça é super bonita, arborizada e cercada por prédios históricos famosos como Edifício Niemeyer, “Rainha da Sucata”, Palácio do Governo, Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais – Vale. Todos os anos ela recebe uma decoração especial para o Natal, que geralmente se estende até a primeira semana de janeiro. Isso já virou uma atração na cidade, pois todos os dias à noite a praça fica lotada de pessoas querendo ver a decoração. Vale a visita pois a decoração é caprichada e o local é bem seguro mesmo!!

arquitetandorotas.wordpress.com

Nos arredores da praça estão outros lugares muito bacanas de visitar. O Museu das Minas e do Metal (Prédio restaurado da antiga secretaria da Educação) é imperdível. O MMM como é chamado, foi organizado pelo curador e designer Marcelo Dantas (responsável também pelo Museu da Língua Portuguesa em SP), ele abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. As salas de exposição são extremamente lúdicas e interativas, incentivando a participação do visitante!)

*vale reservar pelo menos umas 3h para a visita

arquitetandorotas.wordpress.com

O Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas, fica bem no eixo da praça, marcado pelas palmeiras imperiais. Foi inaugurado em 1898 e restaurado recentemente. Apesar de não ter tido tempo dessa vez para visita-lo internamente, pra quem gosta acho que vale. Aos domingos pela manhã existem visitas guiadas por estudantes de arquitetura!

O Edifício Niemeyer fica em uma das esquinas da praça, na diagonal do MMM. É único…impossível não relaciona-lo ao arquiteto autor da obra. Com 12 andares e fachada toda recoberta por placas horizontais sobrepostas, o efeito é de que o prédio é muito mais alto do que de fato é. Vale destacar que aí já moraram Tancredo Neves e sua esposa.

arquitetandorotas.wordpress.com

Infelizmente em função do pouco tempo não pude visitar o Memorial Minas Gerais – Vale, que fica ao lado do Museu de Minas e do Metal…ficou para a próxima.

MMM (Prédio Rosa)

Praça da Liberdade, s/nº

Terça* a Domingo

Bilheteria de 12h às 17h com permanência até às 18h

Exceto Toda Quinta
Entrada gratuita de 12h às 21h com permanência até às 22h

Mais posts sobre o que fazer em BH (aqui)

Anúncios
Esse post foi publicado em Belo Horizonte, Minas Gerais e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Dê vida ao Arquitetando Rotas, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s